quarta-feira, 5 de março de 2008

Historial e Enquadramento Geográfico da Misericórdia

A Misericórdia Nossa Senhora dos Milagres situa-se na Rua Dr. Coronel Neves, Vila de Oliveira de Frades, no coração da Região de Lafões. O nosso concelho possui muito boas acessibilidades, devido à existência da A25 nas proximidades, que nos liga rapidamente às cidades de Viseu, nosso distrito, Aveiro, Porto e Coimbra.
Embora trate-se de uma região essencialmente rural, possuímos uma Zona Industrial em franco desenvolvimento e contínua expansão, caracterizada por indústrias de renome nacional e internacional, assim como a sua proveniência. Desta forma, proporciona um crescente aumento populacional, habitacional e uma consequente movimentação de pessoas e modernização da nossa Vila de Oliveira de Frades.
O historial da Misericórdia Nossa Senhora dos Milagres remonta a 23 de Janeiro de 1930, dia em que foram assinados os seus estatutos. Ou seja, 78 anos de tradição em solidariedade e benfeitoria no nosso concelho. Antes do seu aparecimento existia uma “Comissão de Beneficência e Assistência” a quem se deve a criação do Hospital de Oliveira de Frades, que a partir daí passou a ser administrado pela Misericórdia.
Os principais objectivos, na altura, eram de “partilhar todos os actos de beneficência, assistência e socorros médicos” e os seus destinatários seriam “os pobres, a infância desvalida, os velhos, as grávidas e recém-nascidos indigentes” os quais, acrescenta, “devem ser tratados gratuitamente. Foi nesta vertente que durante largos anos se evidenciou a nossa Misericórdia que se dedicou quase em exclusivo, derivando apenas os objectivos, não discriminando socialmente quem precisa do seu acolhimento e amparo.
Presentemente a Misericórdia Nossa Senhora dos Milagres de Oliveira de Frades desenvolve igualmente um papel fundamental no nosso Concelho, semelhante a outrora, dando resposta às necessidades sociais das famílias, relativamente aos serviços prestados à primeira infância e à terceira idade, bem como, cuidados de saúde com a nossa recentemente inaugurada em 2005 a Unidade de Cuidados Continuados e Serviços Ambulatórios, que veio dar cobertura aos doentes internados nos hospitais distritais e centrais que estando em convalescença poderão fazê-lo nesta unidade de internamento ficando mais próximos dos seus seios familiares.
Relativamente ao trabalho desenvolvido no âmbito da primeira infância, inauguramos em 1983 o Jardim de Infância da Misericórdia que tem ao longo dos anos sofrido obras de ampliação, estrutural e técnica, sendo a mais importante a da creche, inaugurada em 2005, aumentando assim a sua capacidade para 66 crianças dos 3 meses aos 3 anos. Frequentam actualmente cerca de 170 crianças na nossa Instituição distribuídos pelas 3 valências, creche, Jardim de Infância e ATL, a funcionar diariamente de segunda a sexta-feira das 7.30 às 19 horas.
No que respeita à terceira idade a Misericórdia Nossa Senhora dos Milagres detém uma rede de serviços prestados, importantíssimos na nossa região incidindo nomeadamente no Lar e Centro de Dia de Oliveira de Frades em funcionamento desde 1989. Como deparamos com uma sociedade cada vez mais envelhecida os nossos recursos e infra-estruturas têm aumentado significativamente com vista a dar respostas sócio-familiares com a criação em 2002 do Serviço de Apoio Domiciliário e do Centro de Dia de Ribeiradio, para além da construção de 9 vivendas de construção em banda, que ao longo dos anos têm sido concluídas, nas imediações da Misericórdia e da Unidade de Cuidados.
Continuamos a pensar no futuro com a mesma linha orientadora, procurar uma maior capacidade e qualidade de resposta e satisfação à nossa comunidade, não esquecendo os mais necessitados, quer seja jovem como idosos. Para estes temos já projectado a construção de uma residencial Aparthotel a funcionar nas antigas instalações da JAE.

A Coordenadora
Carla Negrão

1 comentário:

Anónimo disse...

Misericórdia Nossa Senhora dos Milagres deveria ter uma página mais proficional, para poder mostrar os bons serviços que presta e também se poder fazer inscrições online, os utentes que pretendem usar os serviços deveriam se poderem candidatar sem ter de se deslocar ao local.
Obrigado pela atenção,
António Gonçalves (Canadá)